Skip to main content

Estreia hoje a ópera online “João e Maria” do Studio de Ópera Canarinhos

Por 29 de dezembro de 2021maio 31st, 2022Notícias

Encerrando o calendário artístico de 2021, a Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito promove nesta quarta-feira, dia 29 de dezembro, a estreia da ópera online “João e Maria”, em seu canal no youtube. A ópera é um dos gêneros musicais mais antigos e apreciados no mundo todo e desde 2020 o Studio de Ópera Canarinhos, atua na instituição com o intuito de desenvolver e praticar mais esse gênero com os seus integrantes. Essa já é a segunda produção do grupo que no final do ano passado, também estreou a ópera online ‘A Serva Patroa”. 

O grupo tem trabalhado na concepção e produção desse espetáculo desde o inicio de 2021. Para Éric Lana, diretor musical e um dos fundadores do grupo, o grande desafio foi conduzir os trabalhos a partir dos protocolos impostos pela pandemia. “Foi desafiador e ao mesmo tempo uma oportunidade para aprimorar a criatividade do Stúdio. Diante das limitações, conjugamos espaços e técnicas cênico-vocais ora do universo acústico, ora do universo digital permitindo criar diálogos e participações feitas à distância a partir de muita troca, colaboração, entrega e horas a fio de edição”. Ressalta.

Inspirada no conto clássico dos Irmãos Grimm, a obra escolhida para a estreia desse ano foi composta pelo alemão Engelbert Humperdinck. Apesar da temática infantil, a ópera apresenta grande maturidade musical, já tendo sido apresentada em diversos lugares do Brasil e do mundo. “No primeiro semestre nos dedicamos a estudar os textos e as árias, já no segundo focamos na montagem e na gravação da ópera em si. Todo esse processo foi muito gratificante e estamos muito satisfeitos com o resultado final”. Afirma Thays Simões, fundadora do grupo e diretora cênica. 

A expectativa para hoje é que muitas pessoas possam assistir a estreia e que em breve, o grupo consiga estrear também no formato presencial. “O espetáculo é cenicamente e musicalmente bonito e os integrantes do grupo estão fazendo um excelente trabalho, então é merecedor que nós possamos levar essa obra para os palcos também, porque além da beleza, essa ópera traz uma mensagem singela e profunda do que nós realmente precisamos”, pontua Thays. 

A estreia acontece às 19 horas no canal oficial da instituição que pode ser acessado nesse link: Ópera Live