Skip to main content

O Coral Canarinhos de Itabirito

Proporcionamos para as nossas crianças e jovens experiências artísticas únicas e transformadoras.

Somos uma Associação Cultural sem fins lucrativos, com a finalidade de formar crianças e jovens para a música e para a vida, promovendo experiências artísticas únicas e transformadoras.

Nascemos como um coral na aconchegante cidade mineira de Itabirito, Minas Gerais, em 1973, pelo maestro e compositor Pe. Francisco Xavier. Hoje somos uma Associação Cultural sem fins lucrativos, que conta com aproximadamente 250 canarinhos e canarinhas que frequentam gratuitamente aulas de canto, instrumentos, musicalização e expressão corporal. Realizamos frequentes atividades de sensibilização em comunidades através de concertos, espetáculos e recitais. Nos envolvemos anualmente com o desempenho de uma agenda artística de apresentações e atividades diversas alçando voos cada vez mais altos.

Conheça nossa linha do tempo

Como atuamos

Hoje somos uma instituição reconhecida e consolidada, composta por oito grupos artísticos, quatro polos comunitários de ensino, escola de música,  atendimento socioeducativo, com projetos desenvolvidos em parceria com a rede pública municipal e estadual, a iniciativa privada e demais mecanismos de financiamento cultural e social.

300
Alunos e alunas/famílias atendidos/as
10
Tempo de formação/permanência (anos)
80
Apresentações anuais

Nossa sede

Um casarão imponente
Do período colonial
Lar de tantas histórias
Histórias de bem e de mal
O passado que então se refaz
Pela nobre vocação
De abrigar a cultura
De hospedar a emoção
Emoção feita nas pedras
Do secular casarão
A humanidade, a criatividade, a canção

O casarão que abriga todas as nossas atividades artísticas, educativas, administrativas e culturais é um prédio histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Itabirito. Quando celebramos os nossos 40 anos, recebemos de Itabirito a doação definitiva do nosso ninho. Entre as paredes de pedra e os pisos de madeira, muita música, histórias e sonhos foram e vão sendo constituídos.

Hoje, o prédio possui uma sala de ensaios, duas salas de aula, banheiros, espaço de convivência, copa, uma secretaria administrativa e um grande espaço externo que abriga uma vegetação típica da região, usado para apresentações culturais. Além das atividades, o casarão abriga também o acervo de partituras, uniformes, figurinos, adereços, instrumentos e equipamentos de som e luz.

Conquistas e resultados

Com 50 anos de história, nos orgulhamos em fazer parte da trajetória de tantas famílias da nossa comunidade. Muitos são os Canarinhos que já passaram por aqui e tiveram as suas vidas transformadas de alguma forma por nosso projeto. O nosso foco é expandir e melhorar cada vez mais a oferta das nossas atividades, alcançando cada vez mais crianças e jovens.

Conquistamos e restauramos a nossa Sede própria e hoje, como Patrimônio Imaterial de Itabirito, somos uma instituição que ocupa espaços diversos contribuindo de forma significativa para o fomento da cultura da nossa cidade. Integramos a Federação Nacional Pueri Cantores, movimento importante do canto coral do nosso país. Ao longo desses anos, levamos o nosso canto para diversos estados brasileiros e ao Chile.

De forma gratuita, recebemos anualmente centenas de inscrições para as nossas atividades artísticas, culturais e sociais que acolhem os Canarinhos que deixam por aqui seu canto e sua história. O sonho de promover educação, cultura e arte para crianças, adolescentes e jovens de Itabirito e região permanece vivo.

Somos movidos pela busca incessante do novo e a superação de nossos próprios limites. Seja na qualidade vocal, na inovação cênica ou no figurino coral, vivemos nossa tradição com os olhos no futuro. Já fizemos uma turnê internacional no Chile e percorremos 10 estados brasileiros, ocupando os mais diversos e importantes teatros e casas de espetáculo do Brasil. Nos apresentamos ao lado de importantes orquestras, promovendo concertos, festivais e congressos e cumprindo uma agenda anual de inúmeras apresentações regionais e interestaduais.

Equipe

A equipe dos Canarinhos de Itabirito é composta, em sua maioria, por pessoas cuja ligação com o projeto está desde a infância. São alunos do ninho que hoje são professores e maestros, que se capacitaram por meio do projeto, formando assim uma enorme família carinhosamente chamada de Canarinhos Para Sempre.

Diretor Artístico e Coordenador Pedagógico e de Projetos

Eric Lana

Éric é Canarinho desde a infância e tem a alegria de ter criado e feito parte de boa parte dos projetos artísticos da nossa instituição. Além da Direção Artística e da Coordenação Pedagógica, também assume as funções de Maestro Titular do Coral Canarinhos de Itabirito, Regente do Grupo de Flautas Doces Menestréis, Regente e Diretor Musical do Coral Canarinhos EmCena e do Studio de Ópera Canarinhos. Em sua formação, possui Licenciatura em música pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde e atualmente é Doutorando em Música – Regência Coral pela Universidade de Aveiro, Portugal. Com uma experiência profissional extensa que perpassa a educação, a regência, o canto, o piano, o teclado, a flauta doce e a gestão de projetos socioculturais, nosso maestro é também Vice-Presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e pesquisador integrado do Instituto de Etnomusicologia INET-MD/Portugal. Ama viajar, ler, ouvir podcasts, ficar com a família e fazer um bom churrasco. No trabalho, está sempre em busca de inovar com a tecnologia nos processos de trabalho e partilhar com os colegas da equipe que destacam também a sua disposição em inovar, sua sensibilidade musical, liderança e compreensão.

Regente, Professor e Coordenador do Núcleo de Projetos

Filipe Nolasco

Seja como cantor, professor ou gestor, Filipe se dedica à nossa instituição já há alguns anos e considera um privilégio trabalhar aqui. Uma relação forte, de muitos sentimentos, experiências diversas e a certeza de que é preciso acreditar sempre. Atualmente, além da Coordenação do Núcleo de Projetos, também assume a Regência do Coro Canarinhos Postulantes e juntamente com Éric Lana e Paulo Silveira, a Regência do Grupo de Flautas Doces Menestréis. Doutor em Música e Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Filipe também é Mestre em Educação e Licenciado em Música, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto. Sua experiência profissional percorre as áreas de Educação Musical de crianças, jovens e adultos, Regência Coral, Flauta Doce e Musicalização. Pesquisador da área de Musicologia, História e Música, o nosso regente também se interessa por Educação e Psicanálise. Ama cozinhar, ler boas charges e no trabalho consegue ser um profissional versátil, com visão de futuro e realização de múltiplas tarefas. Os colegas da equipe destacam seu bom humor, a capacidade de escuta e diálogo e o seu companheirismo.

Regente dos Pequeninos Canarinhos e Professor de Violão

Carlos Pedrosa

Respeito, orgulho, gratidão e responsabilidade são alguns dos sentimentos que definem o que é trabalhar na nossa instituição para o nosso professor Carlinhos. Ele que também foi #canarinho na sua adolescência e desde 2005 integra a nossa equipe, consegue ver muitos frutos do seu trabalho. Atualmente, é Regente do Coral Pequeninos Canarinhos, da Camerata de Violões e professor de violão e musicalização. É Pós-graduando em música com ênfase na área de performance pela Faculdade de Ciências da Bahia e Licenciado em Educação Musical – Violão pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Atualmente estuda guitarra, harmonia e improvisação com os professores Joe Moraghbi e Mozart Mello. Nosso professor também é Luthier formado pela renomada Luthieria Mundo das Cordas. Com experiências em diversos estilos musicais, Carlinhos atua também como violonista e guitarrista de vários artistas e bandas de Minas Gerais. Ama leitura e é um estudioso. Os colegas da equipe o definem como uma pessoa carinhosa, alegre e amiga e que traz uma leveza para o ambiente.

Preparadora vocal e Diretora Cênica

Thays Simões

O sentimento de alegria, satisfação e orgulho permeiam o trabalho da nossa Preparadora Vocal que tem na sua trajetória a participação e a criação de alguns dos nossos grupos artísticos. Integrou à nossa equipe bem nova e a abraçou com muita dedicação seja no dia a dia, nas produções dos espetáculos e nas suas pesquisas acadêmicas, visando sempre a melhoria das suas práticas educativas com os nossos alunos. Hoje, ela assume a Preparação Vocal e a Direção Cênica do Coral Canarinhos de Itabirito e do Studio de Ópera Canarinhos, onde também atua como cantora. É Doutora em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Canto (Performance) pela Universidade de Aveiro, Portugal e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto. Sua experiência profissional envolve a preparação vocal onde atua como professora e ministra palestras, oficinas e práticas. Atua também como cantora crossover e solista. Thays também é empreendedora e ama estudar, atuar e dançar. Está sempre em busca de novos conhecimentos, participando de cursos, oficinas e palestras. É muito criativa e seus colegas de equipe ressaltam a sua preocupação com o bem-estar de seus alunos, sua autenticidade e sua coragem.

Preparadora vocal e Coreógrafa

Paula Gallo

Ainda na sua infância, Paula foi convidada a ingressar na instituição pela Dona Ana e nem imaginava que ali seria o início de uma trajetória repleta de experiências engrandecedoras. Hoje, Preparadora Vocal dos Canarinhos EmCena e Preparadora Vocal e Coreógrafa dos Pequeninos Canarinhos e Canarinhos Postulantes, ela vê na nossa instituição um espaço de troca, acolhida e crescimento. Em sua formação, possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto com ênfase em canto e atualmente é bacharelanda em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sua experiência profissional tem foco na Educação Musical Infantil e Juvenil, na Preparação Vocal e no Canto. Habilidosa com planners e artes para redes sociais, Paula é uma profissional criativa que ama ler, fotografar e se entreter com joguinhos mobile. Seu repertório de atividades e propostas sempre diversificado e seu dinamismo e carisma são habilidades destacadas pelos colegas de equipe.

Preparador vocal

Wellington Brito

Para Wellington, integrar a equipe da nossa instituição significa doação, entrega e amor. Um crescimento diário que percebido a cada aula, a cada apresentação produzida e a cada demonstração de carinho dos alunos, de forma sempre tão pura e genuína. Também ingressou no coral muito cedo e vivenciou diversas experiências únicas e transformadoras. Hoje, juntamente com Paula Gallo, ele assume a Preparação Vocal dos Coros Pequeninos Canarinhos e Canarinhos Postulantes. Licenciado em música, com ênfase em canto pela Universidade Federal de Ouro Preto, tem experiência profissional em Preparação Vocal de crianças e jovens, como Professor Freelancer e Solista. Além disso, nosso professor é Técnico em Informática Industrial pelo CEFET/MG e desenvolve um suporte nessa área com o nosso site, apoio nas lives e pequenos ajustes do cotidiano. Ama tudo relacionado a computadores, games e plataformas de stream. É videomaker e habilidoso com o gerenciamento de Redes Sociais. No trabalho, os colegas destacam a sua paciência, seu bom humor, seu empenho e solicitude.

Produtor e Professor de Flauta Doce

Paulo Silveira

O sentimento de estar transformando vidas com o seu trabalho, move e orgulha o nosso professor de flauta doce e musicalização. Além do ensino da flauta, Paulo também assume a Produção Cultural, os trabalhos da Secretaria Pedagógica e a Regência do Grupo de Flautas Doces Menestréis juntamente com Éric Lana e Filipe Nolasco. #Canarinho desde os 09 anos, já participou de quase todos os nossos grupos e até hoje integra como cantor o Coro Canarinhos EmCena. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto, teve a oportunidade de realizar um intercâmbio no curso de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, em Portugal e ainda durante a graduação atuou em diversos projetos de extensão com foco nas áreas da Educação, Artes Cênicas e Música. Paulo também atua como professor da educação infantil e representa a nossa instituição como Conselheiro Municipal de Políticas Culturais de Itabirito. Cozinheiro de mão cheia, tem grande habilidade em resolver problemas tecnológicos e sabe ser um bom ouvinte. Os colegas da equipe o definem como alguém que sonha e ama o que faz. Seu alto astral, empatia e motivação também são pontos fortes do nosso professor.

Professora de violino

Vitória Viana

Assim como outros integrantes da equipe, Vitória também teve a sua trajetória musical inicada desde a infância. Natural de Ouro Preto, se formou musicista na Escola Livre de Música Padre Simões, empenhando atualmente o papel de Instrutora Musical da mesma escola. Licenciada no curso de Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto, sempre buscou relacionar Música e Literatura, dois pilares da arte. Integra a nossa equipe desde 2021, como professora de violino e regente da Camerata de Cordas Padre Xavier. Além disso, é uma das integrantes do Studio de Ópera Canarinhos.

Diretoria voluntária

Ana Maria Domingos Marinho Silva

Presidente Benemérita

 

Ricardo Lincoln Mulelos dos Santos

Presidente

 

Guilherme Woods Carvalho

Vice-Presidente

Cristiane Michel de Castro Mulelos

Primeira Secretária

 

Mariani Rodrigues Moreira Braga

Segunda Secretária

Mônica Lúcia dos Reis Ferreira

Primeira Tesoureira

 

Clênio Rodrigues Pedrosa

Segundo Tesoureiro

Conselho fiscal

Vicente Paulo Lopes
Sueli Aparecida Marques Antunes
Tatiana Danielle Sena Penido

Conselho Fiscal Efetivo

Ivonete Imaculada de Oliveira Gomes
Fernando Xavier Nazareno
João Carlos Braga

Conselho Fiscal Suplente

Equipe administrativa

Eric Vinicius de Aguiar Lana

Diretor Artístico e Coordenador Pedagógico e de Projetos

 

Filipe Nolasco Pedrosa

Coordenador do Núcleo de Projetos

Paulo Henrique Silveira

Produtor Cultural

 

Rosianne Amélia Silveira

Assessora de Comunicação

 

Débora Reis Ferreira

Assistente Financeiro

CORPO DOCENTE

Eric Lana, Filipe Nolasco, Carlos Pedrosa, Thays Simões, Paula Gallo, Paulo Siveira, Wellington Brito, Vitória Viana.

Vídeos

Vídeo Institucional Canarinhos
Título do vídeo em destaque

Seja um Canarinho

Fazer parte dos Canarinhos de Itabirito é ter a oportunidade única de aprender música, conhecer muitos lugares e fazer novas amizades. Crianças com seis anos completos, adolescentes e jovens interessados em aprender a cantar e/ou a tocar um dos nossos instrumentos musicais (flauta doce, violão e violino), podem fazer a sua inscrição aqui no site e depois do nosso contato, ir até à nossa Sede para concluir a sua matrícula.

As inscrições são gratuitas porém as vagas são limitadas.

Inscreva-se

Transparência

Organização da Sociedade Civil, somos uma instituição sem fins lucrativos, que recebe o apoio da iniciativa privada e do poder público nas esferas municipal, estadual e federal. Compartilhamos aqui dados técnicos e documentais que comprovam a nossa atuação e cumprem o dever de prestar contas para a sociedade.

Ajude na missão de transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para as novas gerações.