Skip to main content

Educativo

Preparamos os nossos Canarinhos e Canarinhas para a música e para a vida. Ao se matricularem em nossas atividades, as crianças, adolescentes e jovens terão uma rotina de atividades que incluem aulas de técnica vocal, ensaios, expressão corporal, aulas de instrumentos, acompanhamento fonoaudiológico e atividades transversais diversas que em conjunto com o trabalho artístico, integram a formação que ofertamos. Saiba mais!

Escola de Música "Cordas, Sopros e Sonhos"

Proporcionamos aos nossos alunos e alunas não só a oportunidade de cantar, mas também aprender um instrumento musical da sua preferência. Oferecemos aulas de violão, violino, viola, flauta doce e musicalização em paralelo às atividades dos Coros. Acreditamos que o aprendizado do instrumento traz benefícios incontáveis para o desenvolvimento dos nossos Canarinhos, tornando a sua formação ainda mais rica e completa.

Expressão vocal

As aulas de técnica vocal fazem parte da rotina de todos os nossos grupos corais. São atividades práticas, conduzidas pelos preparadores vocais com o objetivo de ensinar os alunos a cantarem com consciência corporal e expressividade e desenvolver a confiança de que todos são capazes de cantar. Além disso, os cantores aprendem técnicas para o condicionamento e resistência vocal para os diversos concertos e eventos que se apresentam.

No caso do Coro Canarinhos de Itabirito, é desenvolvido um diagnóstico técnico vocal e corporal específico para cada cantor com o objetivo de preparar treinos de expressividade técnica de aspectos musicais como dinâmicas, fraseado, respiração, entre outros.

ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO – Os atendimentos de fonoaudiologia tem como objetivo promover a saúde vocal, por meio da prática em grupo. Inicialmente, realiza-se uma avaliação vocal prévia (análise perceptivo auditiva e acústica), com o objetivo de verificar as alterações vocais presentes nos cantores. No coro Pequeninos, as condutas são realizadas de forma lúdica, associando o canto à produção vocal. Com os adolescentes, é realizado o treinamento vocal que tem por objetivo aumentar a resistência vocal nos mais diversos estilos musicais, de acordo com as necessidades dos coros.

Atividades transversais

Desenvolver outras habilidades e abordar outros temas para além da música complementam a formação dos nossos Canarinhos. Através de workshops, oficinas, festivais e outros eventos buscamos mostrar outras oportunidades e compartilhar conhecimentos diversos com o apoio de parceiros e profissionais convidados.

FESTIVAL DA VOZ – O Dia da Voz é mundialmente comemorado no dia 16 de abril e desde 2011 realizamos um evento em comemoração a esse dia com todos os nossos Canarinhos. Ao longo dos anos, o evento foi crescendo e hoje se tornou um Festival com programação destinada principalmente aos nossos alunos e ao público externo. Proporcionamos palestras, workshops, oficinas e outras atividades presencial e online com profissionais convidados e temáticas diversas relacionadas a voz.

OFICINAS FORMATIVAS –  As oficinas formativas são oferecidas esporadicamente por meio de projetos pontuais e tem por objetivo desenvolver habilidades empreendedoras nas nossas crianças, adolescentes e jovens para agirem como vetores de transformação cultural e desenvolvimento sustentável nas comunidades que estão inseridas. São atividades gratuitas e complementares, presencial e/ou online conduzidas por profissionais convidados de cada área específica.

Polos Canarinhos

Os polos são a realização de mais um sonho: expandir as nossas atividades para outras localidades de Itabirito. Tendo como parceiros as Associações de Bairro e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde abril de 2022, estamos oferecendo aulas gratuitas de canto coral e flauta doce nas comunidades dos bairros São José e Quinta dos Inconfidentes, no início de 2023 iniciamos o nosso polo de atividades no bairro Padre Adelmo e em julho desse mesmo ano, iniciamos mais um polo, desta vez na comunidade do Mangue Seco, São Gonçalo do Bação. As aulas acontecem uma vez por semana e são destinadas para as crianças e adolescentes dessas comunidades.

Ajude na missão de transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para as novas gerações.