Skip to main content

Coral Canarinhos de Itabirito participa de Congresso Regional em Juiz de Fora

Por 17 de julho de 2018maio 31st, 2022Notícias

Integrantes da Federação Internacional Pueri Cantores desde a década de 70, o Coral Canarinhos de Itabirito participará nessa semana de mais um encontro promovido por esse importante e tradicional movimento que tem por objetivo celebrar a fé e a espiritualidade entre crianças e jovens através da música. Trata-se do XV Congresso Regional Sudeste dos Meninos Cantores do Brasil que acontecerá entre os dias 18 a 22 de julho na cidade de Juiz de Fora/MG. O evento reúne corais de toda a região sudeste, além de coros convidados do Sul e conta com uma programação que envolve diversas atividades artísticas e de intercâmbio cultural entre os coralistas.

Para o maestro e diretor artístico dos Canarinhos de Itabirito, Éric Lana, participar de um congresso é algo marcante para a instituição, mas também para cada um que participa do encontro. “Os congressos são sempre momentos inesquecíveis tanto pelas apresentações, como também pelos laços de amizades que se formam entre os cantores de todo o mundo. Além disso, é uma ocasião para se lembrar com saudade de muitos momentos já vividos pelo nosso coro”. pontua.

Uma lembrança ainda viva para o maestro é de uma história contada pelo saudoso canarinho José Faustino, conhecido popularmente como Sr. Zé Cristino, sobre um congresso na década de 80. “O arranjo da música Aquarela do Brasil do Pe. Francisco Xavier, fundador dos Canarinhos de Itabirito, foi selecionado como obra popular a ser interpretada por todos em conjunto no Corão. Em um dos ensaios um dos maestros sugeriu que os Canarinhos fossem à frente e mostrassem como este arranjo deveria ser interpretado. O clima era de ansiedade entre os cantores pois todos sabiam que naquele momento não poderiam falhar. Foi então que Pe. Francisco, com sua humildade característica, reuniu suas crianças e jovens e fez uma apresentação memorável, sendo aplaudido de pé pelos outros coros”. conta.

Para os cantores, ser selecionado para cantar no congresso é gratificante.  A coralista Giovana Valgas, de 14 anos, participará pela primeira vez de um Congresso, e conta que as expectativas são as melhores, “Sinto que vai ser algo bem especial e marcante em minha vida, desde que entrei para o coral sempre quis ter essa experiência, pois via o quão marcante foi para quem já participou”. afirma.

Assim como ela, Raul Tomaz, de 18 anos, também está com boas expectativas para a participação do grupo no evento. Com mais tempo de coral, esse já é o seu oitavo congresso. “Participar desses eventos é uma das melhores experiências para um cantor de coral. O Congresso é uma reunião de pessoas que tem a mesma paixão, mas que são diferentes entre si, são de outros lugares e culturas, o que faz com que a experiência seja ainda melhor. Espero que seja muito produtivo pra mim que quero seguir na carreira musical e que seja inesquecível para quem está indo pela primeira vez”. Ressalta.

Já Rafaela Ribeiro, de 17 anos, ressaltou a importância do coral em sua vida. “Eu sinto como se o coral já fizesse parte de mim, pelo tempo que eu faço parte, aprendi muita coisa, tanto pra formação musical quanto para a formação como ser humano e é uma alegria enorme poder estar cantando em grupo, fazendo aula de instrumento, porque é mais do que aprendizado, é também as amizades que fazemos dentro do coral, as oportunidades que a gente tem de conhecer e vivenciar coisas novas, como os congressos, por exemplo”.

Em 2003 o Coral Canarinhos de Itabirito também participou de um congresso na mesma cidade, a experiência traz lembranças importantes para o grupo e para o maestro. ” Há 15 anos atrás, ainda muito jovem, estreei como maestro dos canarinhos nesta mesma cidade e congresso. Lembro-me que na altura, foi o desafio que me motivou a seguir na carreira de regente coral. Espero que neste congresso possamos levar às pessoas o resultado de muita dedicação e respeito à música, mostrando o que o grupo, através do esforço de cada um, conseguiu fazer de melhor, superando seus próprios limites”. finaliza.

As apresentações do Congresso são gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser encontrada no site: puericantores.com.br.