Skip to main content

Asas para Voar – Canarinhos de Itabirito vão ao Paraná

Por 24 de junho de 2019maio 31st, 2022Notícias

O Coral Canarinhos de Itabirito e os outros coros que integram a Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil têm um encontro marcado na cidade de Campo Largo no Paraná. O XVI Congresso Nacional acontece já no próximo mês, entre os dias 17 a 21 de julho e reunirá coros de diversas regiões do Brasil. Participar de um encontro como esse é uma experiência única para cada coralista e um momento importante na vida artística do coro, mas concretizar essa participação não é algo tão simples. Por isso, o Coral Canarinhos de Itabirito está em campanha para a arrecadação de recursos que possibilitem a ida dos 50 adolescentes e jovens que compõem o grupo.

Professores, cantores, familiares e ex-canarinhos partilham da opinião que um congresso é o ponto alto na vida de um cantor. “Lá acontece a troca de experiências e a oportunidade de conviver com novas culturas e costumes. Momentos de trabalho, mas também de confraternização, que vem coroar todo o esforço dos nossos jovens coralistas”. Afirma Marcelo Lima, ex-canarinho e atual presidente da instituição. Ana Júlia, 16, é cantora do coral, já participou de três congressos e também ressalta a importância do evento. “A oportunidade de conhecer e ouvir outros coros, conhecer pessoas novas, ficar hospedada na casa de famílias e conhecer lugares que eu nunca imaginaria ir, isso tudo torna o congresso uma experiência nova e inesquecível”.

Na programação do evento estão concertos de gala, missas solenes, palestras, passeios turísticos e ensaios. Esse ano, o anfitrião será o coro Canarinhos de Campo Largo, que celebra junto com o congresso seus 30 anos. “Estamos em processo de finalização do repertório que contém mais de 20 obras, boa parte delas inéditas”. Ressalta Éric Lana, maestro do coro. Além dos ensaios preparatórios, a instituição está promovendo diversas ações para conseguirem de fato, efetuar a participação. A campanha de financiamento coletivo na internet #AsasParaVoar é uma grande aposta para que os recursos sejam arrecadados.

“Neste momento, funcionários, familiares e cantores estão trabalhando para que tudo transcorra da melhor maneira possível e que a instituição possa representar nossa cidade, fazendo jus ao nosso título que carinhosamente recebemos de patrimônio imaterial de Itabirito. É este carinho que estamos levando junto de nossas vozes nesta verdadeira celebração da juventude e do canto coral”. Pontua Éric Lana. A campanha já está no ar e as doações podem ser feitas até o dia 21 de julho.

Como doar?

A campanha de financiamento coletivo #AsasParaVoar está disponível no site da Vakinha Virtual. Para doar é simples, basta acessar o site e procurar pela vakinha “Asas para voar: Canarinhos de Itabirito vão ao Paraná”. Há também a possibilidade de doar diretamente na Sede, com os próprios cantores através de cartas de apadrinhamento ou por depósito na conta da instituição [Banco do Brasil, Ag. 0849-4 | C. 3583-1]. Saiba mais através do telefone (31)3561-3869 ou do site canarinhosdeitabirito.org.br.