Considerado como um dos mais importantes eventos culturais da região, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018, teve início no dia 06 de julho e conta com uma programação rica e diversificada em diversos locais das cidades sede do festival e de alguns distritos. Teatro, dança, oficinas, debates, shows e muita música. Nessa quarta-feira (11), o Coral Canarinhos de Itabirito, juntamente com o Coral da UFOP farão parte da programação assumindo a “Noite de Corais” na Casa da Ópera, em Ouro Preto.
O Coral da UFOP abrirá o concerto e logo depois os Canarinhos se apresentarão com um repertório eclético e que promete surpreender o público. “Escolhemos para esse concerto um repertório que vai desde canções do século XIII da Europa a obras de compositores brasileiros contemporâneos, incluindo a poesia de Drummond, a energia da música africana e as tradições culturais brasileiras. Tudo isso com solos, instrumentos e coreografias”. Ressalta Éric Lana, maestro e diretor artístico do grupo.
É a primeira vez que o grupo se apresenta no Festival e a oportunidade é de grande importância para o grupo. “O Festival é uma ocasião cultural excelente para difundir o canto coral, com muito orgulho e alegria levaremos em primeira mão nosso mais novo concerto. Além disso, o teatro da Casa da Ópera de Ouro Preto é um espaço inspirador e muito bonito”. Pontua.
O concerto terá início às 21h30 e a entrada é gratuita. O teatro municipal Casa da Ópera está localizado na Rua Brigadeiro Musqueira, s/n em Ouro Preto. A programação do Festival de Inverno se estende até o dia 22 de julho. Mais informações no site: festivaldeinverno.feop.com.br.
Sobre os Canarinhos – Fundado na aconchegante cidade mineira de Itabirito pelo Padre Francisco Xavier, O Coro infanto-juvenil, Canarinhos de Itabirito, tem 44 anos de muita música e histórias para contar. Filiado à Federação Internacional Pueri Cantores, realizou turnês e concertos em 10 estados brasileiros e no Chile. Cumprem uma agenda anual de 80 apresentações regionais e interestaduais participando de festivais e congressos. O grupo é composto por jovens músicos com idades entre 10 e 23 anos, sendo que além de cantar todos tocam pelo menos um instrumento musical. Sua trajetória fonográfica inclui dois DVD’s sendo o primeiro intitulado Viva Mozart, e o outro, intitulado Paixão e Fé, ao vivo, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte, e um CD com canções de autoria de seu fundador. É regido pelo Maestro Éric Lana com a Preparação Vocal de Thays Simões.