Flauta doce, violão e violino apresentados de forma inovadora e gratuita pelos alunos da instituição
Nesta sexta-feira (04), acontece a audição de instrumentos da Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito. O evento reúne os alunos e alunas de flauta doce, violino e violão para uma apresentação artística que marca também o encerramento do primeiro semestre letivo da instituição. Aproximadamente 220 crianças e adolescentes estarão no palco participando do evento.
Todas as músicas serão apresentadas de forma coletiva pelos alunos e alunas, que farão a trilha sonora para a história “A menina e o pássaro encantado”, de Rubem Alves, que será encenada e contada ao vivo pela atriz Olívia Coelho. A audição é sempre um momento marcante e muito esperado pelos estudantes, que frequentam as aulas semanalmente e se dedicam à prática dos instrumentos.
“A história escolhida para a nossa audição traz uma mensagem sobre a beleza do mundo ao nosso redor e o poder de sonhar e acreditar em coisas especiais. Queremos que o público possa sentir isso através da narrativa, das canções e da presença e participação dos nossos alunos e alunas encerrando mais uma etapa que envolve diversos aprendizados, desafios e conquistas”, declara Éric Lana, coordenador pedagógico dos Canarinhos.
A construção do roteiro e a escolha do repertório foram feitas de forma colaborativa com os professores. “Após a leitura do texto, nos reunimos para refletir sobre os sentimentos e sensações que a história despertava. Com base nisso, e considerando o repertório que já vinha sendo trabalhado com os alunos ao longo do semestre, selecionamos as músicas que melhor se encaixavam em cada momento da narrativa”, pontua Vitória Viana, professora de violino da instituição.
A flauta doce é um instrumento tocado por grande parte desses alunos, e algumas das canções que serão apresentadas já vinham sendo estudadas durante as aulas, abordando conceitos importantes para o desenvolvimento musical de cada um. “O trabalho com a flauta doce nos Canarinhos tem como base a escuta ativa, os jogos musicais e o fazer coletivo, o que torna o processo de aprendizado ainda mais significativo e prazeroso para as crianças”, ressalta Paulo Silveira, professor de flauta.
A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Devido à lotação do espaço, os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine. Para mais informações sobre este e outros eventos da instituição, acesse o site canarinhosdeitabirito.org.br ou siga o instagram @canarinhositabirito.