Skip to main content

Linha do tempo

Ao longo dos nossos quase 50 anos, tivemos uma trajetória de muitas conquistas e histórias para cantar e contar. Concertos, viagens, apresentações, crescimento, aprendizado, sonhos realizados e muitos ainda por realizar.

Confira a nossa linha do tempo que resgata os principais momentos da nossa história.

Nossa história

Nasce o “Coral Canarinhos de Itabirito” na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Itabirito, MG. Padre Francisco Xavier Gomes e a maestrina Maria José Michel Nascimento reuniram um grupo de 30 meninos. O primeiro concerto acontece no dia 23 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade.

1973

A maestrina Ana Maria Domingos Marinho Silva é convidada para auxiliar Maria José Michel na preparação vocal das crianças e também na regência.

1975

Filia-se à Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e à Federação Internacional Pueri Cantores.

1976

É fundado o Grupo de Flautas “Doces Menestréis”.

1979

O coral participa do IV Congresso Nacional de Meninos Cantores, em Divinópolis, MG, estreando com êxito cantando “A Banda” de Chico Buarque com arranjo original feito pelo Padre Francisco.

1980

O coral sofre sua mais profunda perda. Em dezembro falece Pe. Francisco Xavier Gomes emocionados os cantores cantam a canção “O sabiá”, de sua autoria.

1981

Assume a regência do coro, o maestro Márcio Miranda Pontes.

1982

O maestro Hélcio Rodrigues Pereira assume a regência do coro.

1984

Os Canarinhos participam do VII Congresso Nacional dos Meninos Cantores em Nova Hamburgo, RS.

1989

A Prefeitura Municipal de Itabirito cede ao coral em comodato, o prédio do antigo museu do ferro do século XVIII tombado pelo patrimônio.

1995

Os Canarinhos viajam para o nordeste em Recife (PE), no IV Brasil Canta.

1996

Assume a regência do coro, o Maestro Márcio Lima de Carvalho Souza.

1999

O maestro Eric Vinicius de Aguiar Lana assume a regência do coro. Forma-se dentro do Coral O Quarteto Sons da Terra.

2003

A prefeitura aprova através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a criação de uma Orquestra de Câmara. É criado, pelo maestro e professor Márcio Lima, o Coral Infantil Pequeninos Canarinhos.

2005

Iniciam-se, na sede do coral, as aulas de Violino, Viola e Violoncelo para os cantores do coral, com o objetivo de formar dentro do coral a sua própria Camerata de Cordas. O grupo realizou através da Mostra da Música de Itabirito, o espetáculo Viva Mozart, onde o coral homenageou o grande gênio da música, Wolfgang Amadeus Mozart.

2006

Lançamento de dois DVD’s do grupo, sendo um deles gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, comemorando os 34 anos de fundação da entidade.

2007

Através do projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê comemorativa dos 35 anos de fundação. “Muitas histórias para cantar” passou por diversas regiões de Minas Gerais, perfazendo um total de oito cidades, que fizeram parte das comemorações dos 35 anos do grupo. É criado pelo maestro e professor Guilherme Oliveira, o coral Canarinhos Postulantes.

2008

O Coral Canarinhos de Itabirito passa-se a chamar Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito, dando continuidade aos projetos e grupos.

2009

O Coral Canarinhos de Itabirito participou do XIV Congresso Nacional da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Xaxim, em Santa Catarina (SC).

2010

O Coral Canarinhos participou do 1º Festival Juvenil de Corais de Riversul – SP, e seis meses depois participou do Festival Internacional Unicanto de Corais em Londrina (PR).

2011

É fundado pelo Maestro Éric Lana e pela professora Thays Simões, o coral Canarinhos EmCena. A partir das aulas de violão desenvolvidas na sede, é criada pelo professor Carlos Pedrosa, a Camerata de Violões.

2012

A prefeitura Municipal de Itabirito faz a doação definitiva da sede do coral. O CD “A música de Pe. Xavier” é gravado e lançado nesse mesmo ano.

2013

O Coral Canarinhos de Itabirito realiza sua primeira turnê internacional pelo Chile, passando pelas cidades de Santiago, Viña Del Mar, Val Paraíso, Olmé, Limache e Quillota, em comemoração aos seus 40 anos.

2013

O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Campo Largo, (PR). Através do projeto patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê denominada “Mais que nunca é preciso cantar” que passou por diversas regiões de Minas Gerais, perfazendo um total de dez cidades.

2014

O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Petrópolis, (RJ). Através do projeto patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê denominada “Canções do Novo Mundo” que passou por diversas regiões de Minas Gerais, perfazendo um total de treze cidades.

2015

O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Itajaí-SC. Através do projeto patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê denominada “Na Leveza da Música”. Perfazendo um total de 8 cidades.

2016

Nasce o projeto “Música nas Ruínas”, uma iniciativa que proporciona ao nosso público concertos matinais dos coros da instituição, em meio a natureza e às ruínas históricas da Sede.

2016

Registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Itabirito – MG

2016

O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação Internacional Pueri Cantores na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

2017

O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Juiz de Fora – MG. No mesmo ano, o Coro participou do 1º Festival Internacional de Corais da cidade de Petrópolis – RJ.

2018

O Coral realiza grande espetáculo de aniversário intitulado “Sentidos”, com a presença de todos os seus coros em comemoração aos seus 45 anos. É realizada a gravação ao vivo do espetáculo, totalizando então três DVD’s.

2018

O Coral Canarinhos de Itabirito participa do XVI Congresso da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Campo Largo – PR.

2019

O Coral Canarinhos apresenta o espetáculo “SENTIDOS” no anfiteatro do Museu de Congonhas.

2019

Inicio das aulas remotas. Todas as atividades da ACCCI começaram a acontecer no formato online.

2020

É lançado o FEMUVI – Festival Música Virtual dos Canarinhos de Itabirito com lives artísticas para mostra musical dos alunos. No mesmo ano, ocorrem pela primeira vez as celebrações do aniversário da instituição (47 anos) e do Natal com lives artísticas interativas no canal do youtube da instituição.

2020

Ajude na missão de transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para as novas gerações.