Conhecido por sua sonoridade estridente e brilhante, o violino é um instrumento clássico que faz sucesso entre os alunos e alunas da Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito. As crianças e jovens que se interessam pelo desafio de aprender a tocar esse instrumento tem a oportunidade de frequentar as aulas gratuitas oferecidas pela instituição através do projeto “Cordas, sopros e sonhos”. Mesmo sendo um instrumento já utilizado em outros tipos de música que não a clássica, o violino ainda não é tão acessível, por isso, grande parte dos alunos utilizam os instrumentos da instituição para as aulas e os estudos em casa.
Em meados de março as atividades presenciais foram suspensas e semanas depois, tiveram inicio as aulas virtuais para todos os alunos. Os violinos que ficaram na Sede do Coro começaram a fazer falta e para melhorar ainda mais as aulas à distância, no último final de semana, a professora da instituição, Isabela Grossi, organizou uma forma de fazer esses instrumentos soarem novamente nas mãos dos alunos.
“Um dos grandes desafios da nossa realidade era realizar atividades didaticamente pensadas para o violino, sem o instrumento. Estar com ele em mãos, representa colocar em prática o que desenvolvemos, é a continuidade do desenvolvimento musical de cada aluno”. Afirma Isabela. Ao total, 30 alunos foram atendidos pela entrega solidária. Além dos que estavam sem o instrumento, outros alunos também precisavam de apoio com a afinação e manutenção das cordas. Todo esse movimento foi feito com cuidado e segurança seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Letícia Gonçalves, 15 anos, é aluna do projeto e também recebeu o violino. “Achei essa atitude da professora de trazer o violino na minha casa de grande importância para o meu aprendizado nas aulas onlines, melhorando o meu entendimento quanto as partituras e as músicas. Fiquei impressionada com o cuidado que tiveram com cada aluno”. Afirma. Ações como essa são um impulso para os alunos, mas também para os professores. “Foi revigorante essa possibilidade de entregar os violinos em segurança, e poder ver mesmo que de longe o olhar esperançoso de cada um”. Completa a professora.
As aulas da instituição continuam acontecendo integralmente de forma virtual, ainda por tempo indeterminado. Todas as ações estão sendo compartilhadas nas contas do Coral nas redes sociais, instagram e facebook.