Somos uma Associação Cultural sem fins lucrativos, com a finalidade de formar crianças e jovens para a música e para a vida, promovendo experiências artísticas únicas e transformadoras.
Nascemos como um coral na aconchegante cidade mineira de Itabirito, Minas Gerais, em 1973, pelo maestro e compositor Pe. Francisco Xavier e hoje somos uma instituição que conta com cerca de 250 alunos, em sua maioria, oriundos de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nosso ninho é uma edificação tombada pelo patrimônio histórico, datada do ano de 1772 onde nossos alunos frequentam gratuitamente aulas de canto, instrumentos, musicalização e expressão corporal. Realizamos frequentes atividades de sensibilização em comunidades através de concertos, espetáculos e recitais.
Já percorremos 10 estados brasileiros, ocupando os mais diversos e importantes teatros e casas de espetáculo do Brasil. Nos apresentamos ao lado de importantes orquestras, promovendo concertos, festivais e congressos e cumprindo uma agenda anual de inúmeras apresentações regionais e interestaduais.
Nossa trajetória fonográfica inclui, um álbum com hinos e canções de autoria de Pe. Francisco Xavier, três DVD’s, sendo o primeiro, intitulado Viva Mozart gravado na ocasião do aniversário de 250 anos deste compositor e o segundo, intitulado Paixão e Fé, ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes de Belo Horizonte, em 2007. Em 2013, para celebrar o nosso aniversário de 40 anos, realizamos uma turnê com apresentações artísticas no Chile, onde lançarmos um CD com canções de autoria do fundador do projeto. Em 2018, gravamos nosso terceiro DVD, ao vivo do grande espetáculo intitulado “Sentidos” em comemoração aos 45 anos da instituição.
Padre Francisco Xavier Gomes
Nascido na cidade de Cláudio Manoel, distrito de Mariana, Minas Gerais, em 05 de fevereiro de 1918. Ordenado padre, mudou-se para Itabirito em 21 de janeiro de 1967, para assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Em 1973, rememorando talvez seu passado no seminário – quando fora menino-cantor – fundou com o apoio da maestrina Maria José Michel, o Coral Canarinhos de Itabirito. Inicialmente, a instituição voltava-se aos bairros localizados próximos à Igreja em que era pároco e às escolas locais, constituída por meninos entre sete e dezessete anos.
Homem de fina cultura, compositor e arranjador, falava várias línguas e estudou no Conservatório Mineiro de Música, atual Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua maior pretensão era favorecer as crianças menos afortunadas, mostrando-lhes a universalidade da música e, através dela, valorizar o convívio familiar, incutir valores morais e éticos, além de socializar crianças, adultos e jovens.
Até sua precoce morte, em 16 de dezembro de 1981, Padre Xavier despendeu toda sua energia em fundar grupos musicais diversos, como o “Grupo de Flautas Doces Menestréis”, formado por membros dos Canarinhos de Itabirito, aos quais era ofertada a disciplina de Teoria Musical e Solfejo.
Segundo a musicista, professora, Liz Cândida Bastos, pianista e organista titular do Coral Canarinhos de Itabirito, grande amiga do Padre, “[…] com a criação do Coral Canarinhos de Itabirito, ele motivou a juventude e as crianças da época (1973), principalmente os meninos, a ingressarem na carreira musical, no conhecimento e apreciação da música, fazendo com que esses jovens descobrissem o próprio talento e o objetivo nobre na vida”.
Hélcio Rodrigues Pereira (Maestro dos Canarinhos de Itabirito de 1984 a 1999).
A casa, que era utilizada antigamente para fins residenciais, é de um pavimento, com ruínas de senzala ao fundo. Ladeando a fachada, muro de fechamento em pedra. À esquerda, há grande portal em pedra lavrada, com data inscrita na verga abatida – 1772. A fachada apresenta uma porta em duas folhas, duas janelas de cada lado, todas com marco de cantaria em verga abatida. O telhado tem beiral em cimalha. Em sua parte interna, há vestígios de pintura – mural no cômodo posterior, pisos de tabuado corrido e forros de esteira.Possui evidência de construção em duas etapas: a primeira com saguão e quartel principal, corredor central e dois quartos; a segunda, com dois cômodos ao fundo e porão. O prédio tombado pelo Conselho Consultivo e Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabirito, hoje abriga todas as atividades administrativas, culturais e artísticas da Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito, que no ano de 2013 recebeu do município a doação definitiva do imóvel histórico.
Somos movidos pela busca incessante do novo e a superação de nossos próprios limites. Seja na qualidade vocal, na inovação cênica ou no figurino coral, vivemos nossa tradição com os olhos no futuro.
Logo nos primeiros anos nos filiamos a Federação Nacional e Internacional “Pueri Cantores”, um movimento milenar de educação musical e cultivo a música sacra de origem europeia despertando o intercâmbio cultural e a ampliação de horizontes. Nascemos como um coral e hoje somos uma instituição reconhecida e consolidada, composta por sete grupos artísticos, escola de música, atendimento socioeducativos, com projetos desenvolvidos em parceria com a rede pública municipal e estadual, a iniciativa privada e demais mecanismos de financiamento cultural.
Desenvolvemos atividades artísticas, culturais e sociais que acolhem, desde então, centenas de crianças, adolescentes e jovens que deixam por aqui o seu canto e a sua história.Não podemos deixar de destacar, entre todos esses, aqueles Canarinhos que escolheram a carreira musical, de maneira profissional, sendo atuantes no cenário nacional, como artistas, produtores ou gestores culturais.
Nosso maior patrimônio – as crianças e jovens que se tornam Canarinhos – se envolvem com o desempenho de uma agenda artística de apresentações e atividades, colocando em prática os ideais do nosso fundador, difundir a música sacra, erudita e popular, nos mais variados espaços onde os Canarinhos entoam seus cantos.
Orgulhamo-nos por manter em nossa instituição diversos Canarinhos, que iniciaram sua formação conosco, graduaram-se em música e hoje integram nossa equipe de professores e funcionários.
Após um longo período de adaptações e reformas, atualmente somos os mantenedores exclusivos do nosso ninho, onde estão abrigadas todas as nossas atividades, além da estrutura administrativa que garante a manutenção dos nossos projetos. O desafio é sempre a ampliação do nosso atendimento, na busca pela excelência nos resultados, formando ainda mais crianças e jovens, tanto para a vida artística musical, quanto na sua dimensão cidadã e humana.
- Coral Infantil Pequeninos Canarinhos
- Coral Canarinhos Postulantes
- Coro Principal Canarinhos de Itabirito
- Canarinhos em Cena
- Grupo de Flautas Doces Menestréis
- Camerata de Cordas Padre Xavier
- Camerata de Violões
Coral Infantil Pequenos Canarinhos
Criado em 2005, pelo maestro e professor Márcio Lima, o Coral Infantil Pequeninos Canarinhos tem o propósito de despertar o gosto musical em crianças, com idade entre 06 e 10 anos. O grupo é regido pelo professor Carlos Pedrosa, e a preparação vocal é de Paula Gallo. Os cantores participam de aulas de musicalização, flauta doce e técnica vocal. Após um período de preparação, são convidados a ingressar no Coral Canarinhos Postulantes.
Coral Canarinhos Postulantes
Criado em 2008, pelo maestro e professor Guilherme Oliveira, o Postulantes surgiu da necessidade de preparar cantores para ingressar no coro principal. Com repertório focado no desenvolvimento dos alunos, o grupo é uma ponte entre os corais “Pequeninos” e “Canarinhos”. O grupo é regido pelo professor Filipe Pedrosa, com a preparação vocal de Paula Gallo e Wellington Brito. Os cantores participam de aulas de musicalização, instrumento e técnica vocal. Após um período de preparação, são convidados a ingressar no coro principal.
Coro Principal Canarinhos de Itabirito
Criado em 1973, pelo Padre Francisco Xavier, o coro principal Canarinhos de Itabirito é o coro mais antigo da instituição. Composto por jovens músicos com idades entre 10 e 23 anos, todos os integrantes, além de cantar, também tocam pelo menos um instrumento musical e cumprem uma agenda anual de aproximadamente 80 apresentações regionais e interestaduais. O grupo é regido pelo maestro Eric Lana, com a preparação vocal de Thays Simões.
Coral Canarinhos em Cena
Criado em 2012, pelo maestro Éric Lana e pela professora Thays Simões, o EmCena se dedica a cantar, interpretar e atuar, explorando recursos vocais, instrumentais e visuais, criando espetáculos exclusivamente cênicos musicais. O grupo é o coro juvenil da Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito tendo, como grande parte de seus integrantes, músicos formados pela Escola de Música dos Canarinhos de Itabirito. Atualmente o grupo é regido pelo Maestro Éric Lana com a preparação vocal de Paula Gallo.
Grupo de Flautas Doces Menestréis
Criado em 1979, por Padre Francisco Xavier Gomes, Flautas Doces Menestréis tem o intuito de musicalizar os cantores do Coral Canarinhos por meio da flauta doce. Com a morte do Padre Francisco Xavier, em 1981, o grupo esteve em inatividade por nove anos. Em 1990, o professor e maestro Márcio Lima retomou as atividades, formando um novo grupo com componentes dos Canarinhos de Itabirito. Em 2007, o maestro Éric Lana, com a assistência dos professores Carlos Pedrosa, Filipe Nolasco e Thays Simões, assumiu a direção do grupo. Em seu repertório, o grupo interpreta, além de arranjos, adaptações e transcrições para grupo de flautas, percussão, piano e arranjos vocais, valorizando a versatilidade de seus integrantes.
Camerata de Cordas Padre Francisco Xavier
Criada a partir de um Projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito, em 2005, a Camerata de Cordas Pe. Francisco Xavier tem a regência da professora Isabela Grossi, licenciada em Música pela UEMG. Atualmente, a camerata é composta por doze violinos e o grupo ensaia semanalmente na sede do coral com um repertório composto de música clássica e popular.
Camerata de violões
Criada em 2012 a partir das aulas de violão com a proposta de desenvolver a prática em conjunto do instrumento, a Camerata de Violões é regida pelo professor Carlos Pedrosa. O grupo interpreta em seu repertório arranjos, adaptações e transcrições para grupos de violões, que vão do erudito ao popular.
#EQUIPE
A equipe de trabalho dos Canarinhos de Itabirito é composta, em sua maioria, por pessoas cuja ligação com o projeto está desde a infância. São alunos do ninho que hoje tornaram-se professores e maestros, são voluntários que se capacitaram por meio do projeto, pais e amigos de cantores e ex-cantores, formando assim uma enorme família carinhosamente chamada de Canarinhos Para Sempre.
1973
Nasce o “Coral Canarinhos de Itabirito” na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Itabirito, MG. Pe. Francisco Xavier Gomes e a maestrina Maria José Michel Nascimento reuniram um grupo de 30 meninos. O primeiro concerto acontece no dia 23 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade.
1975
A maestrina Ana Maria Domingos Marinho Silva é convidada para auxiliar Maria José Michel na preparação vocal das crianças e também na regência.
1976
Filia-se à Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e à Federação Internacional Pueri Cantores.
1979
É fundado o Grupo de Flautas “Doces Menestréis”.
1980
O coral participa do IV Congresso Nacional de Meninos Cantores, em Divinópolis, MG, estreando com êxito cantando “A Banda” de Chico Buarque com arranjo original feito pelo Padre Francisco.
1981
O coral sofre sua mais profunda perda. Em dezembro falece Pe. Francisco Xavier Gomes emocionados os cantores cantam a canção “O sabiá”, de sua autoria.
1982
Assume a regência do coro, o maestro Márcio Miranda Pontes.
1984
O maestro Hélcio Rodrigues Pereira assume a regência do coro.
1989
Os Canarinhos participam do VII Congresso Nacional dos Meninos Cantores em Nova Hamburgo, RS.
1995
A Prefeitura Municipal de Itabirito cede ao coral em comodato, o prédio do antigo museu do ferro do século XVIII tombado pelo patrimônio.
1996
Os Canarinhos viajam para o nordeste em Recife (PE), no IV Brasil Canta.
1999
Assume a regência do coro, o Maestro Márcio Lima de Carvalho Souza.
2003
O maestro Eric Vinicius de Aguiar Lana assume a regência do coro. Forma-se dentro do Coral O Quarteto Sons da Terra.
2005
A prefeitura aprova através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a criação de uma Orquestra de Câmara. É criado, pelo maestro e professor Márcio Lima, o Coral Infantil Pequeninos Canarinhos.
2006
Iniciam-se, na sede do coral, as aulas de Violino, Viola e Violoncelo para os cantores do coral, com o objetivo de formar dentro do coral a sua própria Camerata de Cordas. O grupo realizou através da Mostra da Música de Itabirito, o espetáculo Viva Mozart, onde o coral homenageou o grande gênio da música, Wolfgang Amadeus Mozart.
2007
Lançamento de dois DVD’s do grupo, sendo um deles gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, comemorando os 34 anos de fundação da entidade.
2008
Através do projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê comemorativa dos 35 anos de fundação. “Muitas histórias para cantar” passou por diversas regiões de Minas Gerais, perfazendo um total de oito cidades, que fizeram parte das comemorações dos 35 anos do grupo. É criado pelo maestro e professor Guilherme Oliveira, o coral Canarinhos Postulantes.
2009
O Coral Canarinhos de Itabirito passa-se a chamar Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito, dando continuidade aos projetos e grupos.
2010
O Coral Canarinhos de Itabirito participou do XIV Congresso Nacional da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Xaxim, em Santa Catarina (SC).
2011
O Coral Canarinhos participou do 1º Festival Juvenil de Corais de Riversul – SP, e seis meses depois participou do Festival Internacional Unicanto de Corais em Londrina (PR).
2012
É fundado pelo Maestro Éric Lana e pela professora Thays Simões, o coral Canarinhos EmCena. A partir das aulas de violão desenvolvidas na sede, é criada pelo professor Carlos Pedrosa, a Camerata de Violões.
2013
A prefeitura Municipal de Itabirito faz a doação definitiva da sede do coral. O CD “A música de Pe. Xavier” é gravado e lançado nesse mesmo ano.
2013
O Coral Canarinhos de Itabirito realiza sua primeira turnê internacional pelo Chile, passando pelas cidades de Santiago, Viña Del Mar, Val Paraíso, Olmé, Limache e Quillota, em comemoração aos seus 40 anos.
2014
O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Campo Largo, (PR). Através do projeto patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê denominada “Mais que nunca é preciso cantar” que passou por diversas regiões de Minas Gerais, perfazendo um total de dez cidades.
2015
O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Petrópolis, (RJ). Através do projeto patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê denominada “Canções do Novo Mundo” que passou por diversas regiões de Minas Gerais, perfazendo um total de treze cidades.
2016
O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Itajaí-SC. Através do projeto patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais, o Coral Canarinhos realizou a turnê denominada “Na Leveza da Música”. Perfazendo um total de 8 cidades.
2016
Nasce o projeto “Música nas Ruínas”, uma iniciativa que proporciona ao nosso público concertos matinais dos coros da instituição, em meio a natureza e às ruínas históricas da Sede.
2016
Registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Itabirito – MG
2017
O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso da Federação Internacional Pueri Cantores na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
2018
O Coral Canarinhos de Itabirito participa do Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Juiz de Fora – MG. No mesmo ano, o Coro participou do 1º Festival Internacional de Corais da cidade de Petrópolis – RJ.
2018
O Coral realiza grande espetáculo de aniversário intitulado “Sentidos”, com a presença de todos os seus coros em comemoração aos seus 45 anos. É realizada a gravação ao vivo do espetáculo, totalizando então três DVD’s.
2019
O Coral Canarinhos de Itabirito participa do XVI Congresso da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil na cidade de Campo Largo – PR.
2019
O Coral Canarinhos apresenta o espetáculo “SENTIDOS” no anfiteatro do Museu de Congonhas.
2020
Inicio das aulas remotas. Todas as atividades da ACCCI começaram a acontecer no formato online.
2020
É lançado o FEMUVI – Festival Música Virtual dos Canarinhos de Itabirito com lives artísticas para mostra musical dos alunos. No mesmo ano, ocorrem pela primeira vez as celebrações do aniversário da instituição (47 anos) e do Natal com lives artísticas interativas no canal do youtube da instituição.
Apoio
