Skip to main content

Turnê Passaredo do Coral Canarinhos de Itabirito chega a cidade de Salvador

Por 9 de outubro de 2025Destaques, Notícias

O grupo realizará um grande concerto na UFBA e outras atividades culturais na capital do estado da Bahia

O Coral Canarinhos de Itabirito desembarca na cidade de Salvador/BA na próxima semana para uma turnê artística e cultural. A programação acontece de 14 a 16 de outubro e inclui um grande concerto aberto ao público, workshop para regentes e professores, além de momentos de intercâmbio com o renomado projeto NEOJIBA.

O grupo, que já percorreu outros estados brasileiros, chega à capital baiana pela primeira vez, trazendo grandes expectativas para mais essa vivência. “Levamos o nome de Itabirito aos palcos de várias cidades do Brasil e agora estamos muito animados com a oportunidade de nos apresentarmos em Salvador. É uma cidade que respira arte e cultura. Temos certeza de que serão dias inspiradores”, destaca Éric Lana, maestro do grupo.

A turnê começa na terça-feira (14), com o workshop “Práticas de Preparação Vocal para Coros Infantojuvenis”, ministrado por Éric Lana e Thays Simões. A atividade é voltada especialmente para profissionais da área e estudantes de música. Ainda na terça-feira, será realizado o concerto da turnê, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com entrada gratuita e classificação livre. 

Assim como em outras edições da turnê Passaredo, o Coro apresentará um repertório diversificado, com canções nacionais e internacionais, que transitam entre o universo do sagrado, a cultura brasileira e obras representativas do canto coral. “Queremos que o público conheça um pouco da tradição do nosso trabalho coral em Minas Gerais e também possa desfrutar de uma noite de leveza, ritmos, gestos, emoção e arte.” Complementa o maestro. 

Intercâmbio cultural

Um dos momentos mais aguardados pelo grupo é a imersão com o NEOJIBA – um projeto consolidado de política pública do Estado da Bahia que une cultura, educação e desenvolvimento social por meio do incentivo à prática musical coletiva. Durante a visita, os Canarinhos conhecerão dois núcleos do projeto, participarão de oficinas e realizarão concertos para os alunos e professores.