Comemorar o Dia Mundial da Voz sempre foi um desejo dos preparadores vocais, e à partir de 2012, se tornou uma tradição na Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito. A data celebrada mundialmente no dia 16 de abril é uma oportunidade de promover atividades diferentes e conscientizar alunos, pais e até mesmo professores sobre a temática da voz. Ao longo dos anos, o evento foi ganhando peso e crescendo cada vez mais. O dia mundial da voz passou a ser semana, depois festival e com a parceria de fonoaudiólogas e outros profissionais da área, o evento já é esperado todos os anos pelos cantores da instituição.
Esse ano, mesmo vivendo o isolamento social, a ideia de fazer um novo Festival da Voz não foi deixada de lado. Utilizando a tecnologia a favor e adaptando o formato, o Festival aconteceu entre os dias 13 a 20 de abril de 2020. Na programação do evento, lives todos os dias com profissionais que se tornaram parceiros, romperam os limites da distância e trouxeram ao público em geral, temas diversos. Fonoaudiólogos, Preparadores Vocais, Otorrinos, Músicos e Comunicadores juntos em uma semana de partilha, conhecimento e interação.
“O interessante é que além de divertida, a nossa comemoração do dia mundial da voz tem caráter de formação vocal, corporal e auditiva. Com o evento, buscamos reforçar tudo o que nós ensinamos na instituição: o cuidado com a saúde vocal e auditiva auxiliando na prevenção de patologias que afetam a voz e a audição, a imersão no entendimento de como funciona a nossa voz e o nosso corpo, a aceitação e o descobrimento da identidade vocal de cada coralista e a conscientização da necessidade de buscar ajuda de profissionais da voz quando necessário”. Afirma Thays Simões, Preparadora Vocal do Coral Canarinhos de Itabirito.
A produção do Festival que geralmente é feita com os Preparadores Vocais da instituição teve um reforço esse ano. A fonoaudióloga e também #canarinhaparasempre Alice Braga integrou a equipe e atuou como palestrante, na organização e também na mediação de algumas lives. “Desde o início, acompanho o crescimento da comemoração do dia da voz e da excelência da instituição. Como “ex canarinha”, me sinto lisonjeada por poder retornar a essa casa tão querida e acolhedora para passar conhecimentos sobre a área da Fonoaudiologia que eu tanto amo”. Pontua Alice.
Outro grande momento esperado pelos cantores na programação do Festival é a Gincana da Voz, uma forma divertida de sintetizar todo o aprendizado recebido e compartilhado durante as palestras e rodas de conversa. “Elaboramos brincadeiras que testam o conhecimento dos nossos cantores, baseados no conteúdo que aprenderam durante o Festival mas também sobre o aprendizado adquirido ao longo do ano em cada coro, promovendo discussões sobre as vivências vocais de cada um, trazendo desafios, momentos de criação coletiva e reflexões sobre o cuidado que cada um deles tem com a própria voz. Esse ano, preparamos jogos virtuais e interativos que proporcionou diversão e integração dos coros, mesmo a distância”. Ressalta Paula Gallo, Preparadora Vocal dos Canarinhos Postulantes, Pequeninos Canarinhos e Canarinhos EmCena.
A fonoaudióloga Bárbara Oliveira participou pela primeira vez do evento e se sentiu grata pela oportunidade de compartilhar o seu conhecimento, “alegria em participar do Festival da Voz preparado com tanto carinho pelo Coral Canarinhos de Itabirito, que não viu limites diante da impossibilidade nos imposta pela pandemia e preparou um festival recheado de conteúdos relevantes”. Ao todo foram 07 lives, 08 convidados especiais e uma média de 1.200 espectadores conectados e interagindo com a programação em tempo real.