Os vínculos estabelecidos pelos adolescentes com a música, nomeadamente suas Ecologias de Aprendizagem Musicais EAM, estão cada vez mais associados ao uso de dispositivos móveis conectados à internet. Entretanto, boa parte dos maestros do contexto coral ensinam a partir de suas próprias experiências produzindo um estilo de ensaio “tradicional”, especificamente estruturado para o treinamento vocal e repertório. Um estudo piloto associado a um mapeamento sistemático da literatura indicou potencialidades no uso de smartphones como ferramenta de apoio à performance coral infantojuvenil, levando ao objetivo de desenvolver novas formas de prática coral que considerem as EAM e empreendam a m-learning como elementos constituintes de abordagens pedagógicas aplicadas a este contexto. Um trabalho longitudinal de natureza qualitativa desenvolveu por meio de uma investigação-ação organizada em quatro ciclos junto à Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito/Brasil, affordances educacionais que deram origem a conjunto de práticas pedagógicas, desenvolvidas em 3 momentos díspares: o antes, o durante e o depois dos principais impactos históricos e estruturais provenientes da pandemia da Sars Covid-19. O trabalho incluiu um mapeamento das EAM, um levantamento longitudinal de aplicações digitais voltadas ao canto coral em comunidades virtuais e a colaboração junto à construção e testes de um aplicativo denominado Practice As You Walk, desenvolvido em colaboração com o Departamento de Eletrónica e Informática da Universidade de Aveiro. Os resultados da investigação indicam características situadas, colaborativas, ubíquas e contextuais, com forte diálogo plurilateral em abordagens pedagógicas que se valham de enredos m learning a partir das EAM dos coralistas, permitindo o alcance dos resultados artísticos desejados, consolidados na performance, auxiliando a qualidade da experiência dos coralistas e o consequente aperfeiçoamento da prática coral
infantojuvenil.
Trabalhos Acadêmicos
Por Éric Lana
Teses
PRÁTICAS DE DIREÇÃO EM COROS INFANTOJUVENIS: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E RECURSOS M-LEARNING
Dr. Éric Vinícius de Aguiar Lana
PRÁTICAS MUSICORPORAIS PARA A PREPARAÇÃO VOCAL DE JOVENS CORALISTAS
Dra. Thays Lana Peneda Simões
Esta tese observou o contexto da preparação vocal de sessenta e um jovens coralistas do coral Canarinhos de Itabirito, partindo da premissa que o instrumento do cantor é a unidade psicofísica: corpo/mente. A revisão da literatura sobre técnica e preparação vocal, empreendida para a tese, evidenciou que o desenvolvimento da consciência corporal não tem merecido destaque na preparação vocal coral infantojuvenil. Assim, com o intento de despertar a consciência corporal do coralista, foi delineado um estudo qualitativo pelo método da pesquisa-ação que consistiu na elaboração e avaliação de um Programa de Preparação Vocal. Esse Programa buscou integrar prática vocal a práticas psicofísicas, com a inclusão de posições e movimentos advindos de três abordagens corporais holísticas, potenciais recursos ao desenvolvimento da consciência corporal, da propriocepção e do bem-estar: a Técnica Alexander, a Bioenergética e o Tai Chi Chuan. Em conjunto com um painel de colaboradores especialistas nessas abordagens, foi realizado um diagnóstico para identificar os problemas psicofísicos recorrentes apresentados pelos coralistas. Os resultados apontaram a presença dos seguintes padrões psicofísicos: projeção do pescoço e quadris, colapso abdominal, a hiperextensão dos joelhos, hábitos posturais inadequados, tensão excessiva em segmentos como mãos e maxilar, ansiedade, medo, timidez e distração. Para minimizar esses padrões, o Programa de Preparação Vocal foi implementado, em dois ciclos, e em dez turmas de técnica vocal do coral Canarinhos de Itabirito. Os dados coletados foram obtidos a partir de: (1) seis questionários e oito grupos focais aplicados aos coralistas; (2) dois grupos focais realizados juntamente com o painel de colaboradores especialistas; (3) registros audiovisuais. Foi realizada uma análise de conteúdo na qual se revelou que o Programa de Preparação Vocal favoreceu o desenvolvimento psicofísico dos coralistas, com a dinamização do processo de ensino aprendizado da técnica vocal, ampliação da consciência física e da propriocepção, alinhamento físico e emocional, minimização dos problemas psicofísicos, relação inter-humana, qualidade de experiência e melhoria do bem-estar no ato de cantar.
Dissertações
O gesto corporal na performance coral: estudo de dois grupos corais.
Dra. Thays Lana Peneda Simões
Este estudo propõe uma reflexão em torno das potencialidades do gesto na performance coral. Parte da discussão do termo “gesto”, a partir de contributos teóricos de diferentes disciplinas, para a definição de uma tipologia que permita sistematizar os gestos explorados por dois grupos corais. Contextualiza historicamente esse fenómeno no quadro da prática do canto em coro na “música ocidental”. Através do trabalho de campo e da pesquisa ação, desenvolve um estudo em torno dos grupos corais: o Coro Infantil da Universidade de Lisboa localizado em Lisboa – Portugal, que associa gestos corpoais dinâmicos e diversas disposições em palco na performance vocal, configurando uma “nova abordagem” performativa ao canto coral; e o Coral Os Canarinhos de Itabirito localizado na cidade de Itabirito, Minas Gerais – Brasil que adota o modelo “tradicional” de coro priorizando o gesto estático na performance vocal. O trabalho de campo desenvolvido junto do primeiro coro visou compreender como o gesto e a disposição em palco contribuíram para o todo da performance deste grupo. Considerando o corpo como parte fundamental da
performance musical, foi desenvolvida uma pesquisa ação junto do último coro, no sentido de explorar o impacte da inclusão do gesto na percepção musical, na técnica vocal, na expressividade e na motivação dos elementos do coro. A pesquisa ação transformou o modelo performativo que o coro adotava, na re-interpretação músico-corporal da peça Liberdade do compositor Ronaldo Miranda a partir do poema homónimo de Fernando Pessoa. O que é gesto? Quais as os sentidos e alcances do gesto gesto na prática coral? De que modo podemos correlacionar a géstica com a performance vocal? Como a géstica pode auxiliar na performance vocal? Porquê utilizar gestos na performance vocal? São questões que enformam esta dissertação em música, na vertente da performance em canto.
TCC
O processo de musicalização em ciclos na Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito na perspectiva dos coralistas.
Wellington Ferreira Brito
Através desta pesquisa, buscamos analisar o processo de musicalização adotado pela Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito, levando em consideração a perspectiva dos cantores. Essa análise nos permitirá entender os benefícios e as consequências do uso de uma metodologia serial. Coletamos informações sobre a compreensão dos coristas do processo serial e suas formas de transição entre coros e as “habilidades” necessárias para realizar as novas exigências que se abrem a cada patamar. Uma vez coletada, procuramos entender se, de fato, essa metodologia é eficaz, como um processo musical e social, uma vez que existe uma extensa faixa etária entre os coralistas dos Canarinhos. Colocamos as seguintes questões como foco da pesquisa: Qual é a eficácia dessa metodologia na instituição? Como esse adolescente durante todo o processo absorve e aprofunda sua participação na prática coral? Houve efeitos negativos nos estudantes que tiveram a oportunidade de fazer a transição e falharam? Quais são os efeitos positivos e negativos para o grupo? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e trabalhamos com questionários fechados direcionados aos coralistas e alguns professores.