Skip to main content

Canarinhos de Itabirito recebe Neuer Kammerchor da Alemanha

Por 11 de maio de 2016maio 31st, 2022Notícias

Nos dias 21 e 22 de maio as cidades mineiras, Itabirito e Ouro Preto, receberão a visita do Neuer Kammerchor, da cidade de Heidenheim da Alemanha. O grupo que possui 11 anos de fundação já competiu em importantes concursos, tanto na Alemanha quanto em outros países e dá continuidade a longa tradição alemã de música coral.

Desde o começo desse mês, eles estão em turnê pelo Brasil passando pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. “Os cantores e cantoras querem conhecer um pouco mais da cultura deste grande País, e se apresentarão juntamente com corais brasileiros, certos de fazerem muitos novos amigos”. Afirma a direção do coro.

Thays Simões, preparadora vocal dos Canarinhos de Itabirito, afirma que é uma grande honra receber um coro com tanta competência musical. “Vamos dividir um concerto com esse grupo em nossa cidade. É muito rico este intercâmbio cultural que iremos proporcionar à população e em especial aos nossos cantores e as famílias que estão hospedando”.

Em Ouro Preto o concerto acontece no sábado (21), ás 20h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Já em Itabirito o coro se apresentará na Matriz de São Sebastião, ás 10h do domingo (22), com a participação do Coral Canarinhos de Itabirito que segundo o maestro, Eric Lana, vem se preparando artisticamente para este encontro. “Os Canarinhos de Itabirito têm uma rotina intensa de atividades e dedicação, fazendo com que colhamos muitos resultados positivos. Esperamos que esse encontro sirva de estímulo para alavancar com nosso coro uma turnê pela Europa, por que não?!”. Ressalta o maestro.

As duas apresentações serão gratuitas. Para esta turnê o Neuer Kammerchor conta com o apoio da atual direção do Instituto Goethe e da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Mais informações através do telefone (31)3561-3869 ou do site www.canarinhosdeitabirito.org.br

 

Sobre o Neuer Kammerchor

Fundado em 2005 pelo Músico e Pedagogo Thomas Kammel, entre alunos do Ginásio Schiller, da cidade bávara de Heindenheim, o coral Neuer Kammerchor possui cerca de 70 cantores e cantoras, com idades entre 15 e 22 anos. O grupo já competiu em importantes concursos de diversos países e ganhou até o momento sete medalhas de ouro e duas de prata. Além dos concertos habituais, feitos na própria escola, o coral costuma realizar 40 Concertos anuais.

Os ensaios duram 4 horas, aos sábados, mesmo nas férias, e o repertório é muito elaborado, desde peças da renascença a canções de autores contemporâneos. Nestes 10 anos o Coral também fez várias viagens, cantando na Itália, Romênia, Lituânia, França, Áustria, Armênia, Finlândia e no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Em 2012 realizaram uma longa viagem à Argentina, percorrendo 7000 km em ônibus, e realizando sete Concertos. Em 2014 foi à vez da África do Sul e Namíbia. Conforme diz o maestro Kammel: “O espírito de equipe e o empenho social são as colunas destes grandes programas”.

THOMAS KAMMEL, o Maestro

Professor de Música no Ginásio Schiller de Heidenheim, e fundador do  “Neuer Kammerchor”, que dirige desde 2005, foi aluno da Faculdade de Música de Stuttgart. É apaixonado pelo gênero de música Oratório, razão pela qual regeu também o “Oratorienchorus”, e atualmente dirige o “Oratorienchor”, na cidade de Ulm. Nestes 10 anos à frente do Coral de Heidenheim ele tem feito de tudo para desenvolver a “performance” de seus cantores, e fazer cada vez mais conhecido este coral de jovens. Com eles já viajou pela França, Bélgica, Itália, Romênia, Lituânia, Inglaterra, Finlândia, Armênia, Argentina, África do Sul, Namíbia, e agora, Brasil.

 

Cartaz Neuer Kammerchor